Química Orgânica :

    A Química Orgânica é a Química dos compostos de carbono. O qualificativo enganoso "orgânico" é uma relíquia da época em que se dividiam  os compostos químicos em duas classes: inorgânicos e orgânicos. Compostos inorgânicos eram os que se obtinham de minerais; os compostos orgânicos provinham de fontes animais ou vegetais, quer dizer, eram produzidos por organismos vivos. Até cerca de 1850, muitos químicos pensavam mesmo que os compostos orgânicos originavam-se de organismos vivos e, portanto, nunca poderiam ser sintetizados a partir de materiais inorgânicos.

    Todos os compostos reconhecidos como orgânicos apresentavam a seguinte característica comum: todos continham o elemento carbono. 
    Mais tarde, concluiu-se que esses compostos não resultavam necessariamente apenas da atividade dos organismos vivos e que podiam ser prepararados em laboratório. Mesmo assim, continuou conveniente utilizar-se o termo orgânico para designar estes compostos e outros análogos. Ainda hoje, a divisão entre compostos inorgânicos e orgânicos se mantém.

    Atualmente, a maioria dos compostos orgânicos pode ser sintetisada, embora, em muito caos, uma maneira cômoda seja isolá-los a partir de produtos animais ou vegetais. A síntese faz-se, por vezes, a partir de substâncias inorgânicas, como carbonatos e cianetos. Porém, mais frequentemente utilizam-se outros compostos orgânicos como reagentes de partida. Há duas grandes fontes de compostos orgânicos simples: o petróleo e o carvão. A partir deles podem-se preparar moléculas maiores e mais complexas.

    O petróleo e o carvão são reconhecidos como combustíveis fósseis, depositados ao longo de milhões de anos de transformação da crosta terrestre. Estes combustíveis não renováveis, principalmente o petróleo, estão sendo consumidos a um ritmo alarmante, para atender às necessidades energéticas mundiais em constante crescimento. Atualmente, menos de 10% do petróleo usado vai para a produção de reagentes químicos, a maior parte é simplesmente queimada para produzir energia. Quando esta fonte se esgotar, será necessário encontrar outras fontes de energia na biomassa. A biomassa é renovável e, se utilizada com cuidado, pode durar mais tempo em nosso planeta do que a própria espécia humana.

    O que têm os compostos de carbono de especial, para que se destaquem tanto dos outros compostos? A razão parece ser esta: os compostos de carbono são extremamente numerosos e suas estruturas podem atingir extraordinária complexidade.

    Domínio de extraordinária importância tecnológica: a Química Orgânica envolve corantes e produtos farmacêuticos, papéis e tintas, vernizes e plásticos, gasolina e borracha; produtos alimentícios e outros usados em nossos vestuários.

Referências :

Fundamentals of Organic Chemistry, T.W.Solomons, J.Wiley, 1982.

Organic Chemistry, R. T. Morrison, R. N. Boyd, Prentice Hall International, 1992.

Introduction to Organic Chemistry, A.Streitwieser, C.H.Heathcock, E.M.Kosower, Macmillan Publishing Company, 1992.