Química Inorgânica:

    A Química Inorgânica está relacionada com o estudo das propriedades dos mais de cem elementos da tabela periódica, incluindo tanto metais altamente reativos como o sódio, até os metais menos reativos como ouro, elementos não metálicos muito reativos como o fluor e gases não reativos como o hélio.

    Essa grande variedade é uma das atrações da Química Inorgânica. Para dominar os conceitos e raciocínios envolvidos é necessário estudar a reatividade, as estruturas e as propriedades dos elementos e seus compostos.
 

A origem dos elementos:

A observação de que o universo está em constante expansão levou à conclusão de que, aproximadamente há 15 bilhões de anos, toda a matéria estava concentrada em uma única região do espaço que explodiu. Esse evento é conhecido como "Big Bang". 

    Imediatamente após o "Big Bang", a temperatura no universo era da ordem de 109 K. No entanto, a expansão do universo fez com qua a temperatura diminuísse e com isso as partículas passaram a se mover com menor velocidade. A partir disso, as forças eletromagnéticas das partículas causaram a união delas entre si formando vários elementos. Esse processo ocorreu de forma tão rápida que, se as observações estiverem corretas, cerca de 2 horas após o "Big Bang" o universo já teria passado por tamanha expansão a ponto da temperatura ter caído muito, de modo que 89% da matéria estava convertida em átomos de hidrogênio e 11% em átomos de hélio. Com o decorrer do tempo, os demais elementos seriam criados a partir dessas duas espécies químicas. 

Referências :

Inorganic Chemistry, D.F.Shriver,P.W.Atkins,C.H.Langford, Oxford, 1994. 

Inorganic Chemistry: Principles of structure and reactivity, J.E.Huheey, Harper International, 1993.