Físico-Química:

A Físico-Química é um ramo da Química responsável pelo estudo e desenvolvimento de princípios capazes de explicar observações feitas sobre as propriedades físicas e químicas da matéria.

As observações que a Físico-Química faz e explica são armazenadas na forma de leis. Exemplos: as leis da termodinâmica, que relacionam a transformação da energia; as leis da mecânica qüântica, que sumarizam o comportamento individual de partículas, etc.

Uma característica comum entre a Fisico-Química e as outras ciências é o desenvolvimento de teorias e modelos. O modelo é uma versão simplificada de um sistema que enfoca o problema a ser solucionado. Na Fisico-Química são encontrados, por exemplo, o modelo cinético dos gases, o modelo nuclear de um átomo, etc. Os modelos tem como função possibilitar discussões iniciais através de pequenas informações sobre o assunto.
Valores obtidos experimentalmente associados a modelos são utilizados pela Físico-Química para explicar e prever o comportamento de espécies químicas quando submetidas a condições determinadas. Nesse contexto, também são analisadas as variações de energia entre outras características do sistema. A físico-Química é capaz de informar sobre a possibilidade de realização, assim como a energia necessária para vários processos químicos.

Referências :

Physical Chemistry, P.W.Atkins, Oxford, 1994.