Conceitos gerais

A ciência:

    Dentre todos os seres vivos, o homem é o que sente o meio e responde a ele da maneira mais complexa. Seu intelecto juntamente com sua habilidade de comunicação permitem-lhe acumular informações sobre o meio, organizar essas informações e procurar nelas alguma regularidade. Ele se pergunta por que essa regularidade existe e transmite suas descobertas para a geração seguinte. Eis algumas atividades da ciência:

Acumular informações através da observação.
Organizar as informações e nelas procurar uma regularidade.
Perguntar por que existe essa regularidade.
Comunicar as decobertas aos outros.

Dentre os inúmeros fenômenos que despertam interesse, diversas áreas ed conhecimento se organizam. A Química pode ser conisderada como a ciência que estuda os materiais, as transformações sofridas por eles e as energias envolvidas nestas transformações.
 
 

A importância da Química:

    Fenômenos químicos acontecem continuamente no mundo em que vivemos. Provocados pela própria natureza ou pelo ser humano, esses fenômenos podem favorecer ou prejudicar o ambiente onde vivemos. Cabe a homens e mulheres utilizarem os conhecimentos químicos para entender e controlar esses fenômenos para beneficiar a coletividade. Por isso a Química é aplicada na produção de materiais indispensáveis, como remédios e plásticos, em processos industriais e de controle da qualidade da vida, além de análises clínicas e investigações criminais.