Petróleo e Separação de Misturas.

 

Certamente, a maior parte dos hidrocarbonetos e de seus compostos orgânicos derivados são provenientes do petróleo e do gás natural. A palavra petróleo vem de dois termos latinos: petra significando pedra e oleum significando óleo, pela própria morfologia da palavra percebe-se de onde provém este composto: de alguns quilômetros abaixo da superfície terrestre é possível extrair petróleo das rochas que lá existem.

Economicamente, o petróleo é uma fonte de energia extremamente importante apesar de apresentar a desvantagem de ser um recurso finito. Além da produção de energia, o petróleo fornece uma gama de compostos que o torna uma fonte de substâncias muito eficiente. Para a extração destes compostos é necessário a utilização de um processo de separação denominado destilação. Industrialmente, este processo de separação é denominado craqueamento e é realizado em instalações conhecidas como refinarias de petróleo.

É possível entender melhor o que ocorre na destilação realizando uma experiência caseira.

Inicialmente, prepare um chá bem forte com coloração marcante (chá mate, por exemplo). Depois, coloque o chá em uma vasilha com tampa e aqueça o mesmo até a ebulição. Durante o aquecimento, coloque algumas pedras de gelo sobre uma toalha e coloque a toalha sobre a tampa da vasilha. Alguns minutos após, interrompa o aquecimento e retire a tampa da vasilha sem incliná-la. Neste experimento realizou-se a destilação. Em um copo de vidro limpo, entorne a tampa da vasilha para recolher as gotículas que lá estavam.

Note que o líquido recolhido é incolor. Pode sobrar alguma coloração se você aqueceu exageradamente a vasilha durante a ebulição e o chá espirrou na tampa da mesma.

O líquido incolor recolhido na tampa nada mais é do que água pura separada da mistura que constitui o chá. Pode ocorrer que alguma pequena quantidade de compostos orgânicos de baixo ponto de ebulição tenha sido destilada com a água, porém esta quantidade não é muito significativa.

A destilação consiste em separar líquidos com pontos de ebulição diferentes utilizando-se simplesmente de aquecimento. Quando uma substância líquida atinge seu ponto de ebulição, ela passa para a fase de vapor, este vapor pode ser  recolhido e condensado voltando para a fase líquida. Assim, uma substância pode ser separada das demais que ainda não atingiram seu ponto de ebulição característico.

A destilação ainda pode ser realizada para separar sólidos de líquidos, constituindo assim uma técnica importantíssima para o laboratório e para a indústria. Conduzindo cuidadosamente uma destilação, é possível separar substâncias de modo que elas adquiram alto grau de pureza. Com o petróleo, ocorre o mesmo processo descrito acima, porém, em maior escala e com algumas modificações técnicas, sendo possível separar os hidrocarbonetos que o compõe. Óleo diesel, querosene, gasolina e óleo lubrificante são os principais produtos obtidos da destilação do petróleo.

 

Referência: The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things, C.H. Snyder,   2nd edition, Jonh Wiley & sons, New York, 1995, p 198-199